domingo, 6 de março de 2011

insights da constelação familiar

A supremacia do perdão, te libertando do julgamento que fazemos de nossos pais: "Do jeito que você pode ser (seja pai, mãe, irmão, amigo, filho,...), você é! (não há o que reparar; e o 'ser' supera o 'dever-ser').

(N.E.M)
----------------------

Para valer a pena, tudo o que você passou (coisas ruins), você tem que transformar, transmutar as coisas recebidas e fazer diferente, e bem, com elas.

(N.E.M)
-------------------------

No filme de músicas 'The Wall', o protagonista luta e sofre com um enorme muro que o isola do resto das pessoas, e que foi construído durante a sua história infantil. Há uma solidão desesperadora.

E isso traz o papel do alcool à discussão. Dentre os vários motivos para usá-lo em demasia, um é o sentimento de solidão eterna e absoluta que se tem por estar cercado de uma muralha que não nos permite viver em companhia dos outros.

Nesta desesperadora situação (ainda que disfarçadamente ausente em uma pessoa cotidianamete gentil e agradável), o alcool aplaca a dor da solidão e constrói ligações com outras pessoas, quando não nos permitimos o amor e o perdão.

(este textículo é meu)

Um comentário:

  1. Ainda que perdoar envolva dias, semanas, meses ou anos de má-digestão, chega uma hora que acontece. E só depois disso o mundo se acomoda, e abre espaço pra esse amor, que é difícil, que vem em gotas, sem a mínima pressa. Ele não derruba o muro, ele não aplaca a dor, mas é anestesia tão suave quanto um gole solitário.

    ResponderExcluir