quinta-feira, 17 de outubro de 2013

"O homem é o lobo do homem"

Vídeo de pessoas sendo espancadas e queimadas vivas em: https://www.facebook.com/photo.php?v=664996063512331

Os motivos pelos quais 'o homem se torna o lobo do homem' são variados.

A cena, chocante, me lembrou a 'banalidade do mal'.

Além dos maníacos algozes diretos, eu me espanto com a passividade de todo aquele grupo, ali, olhando.

Não importa a religião, a opção sexual, a cor da pele e nenhum outro motivo, nada pode agravar ou diminuir a crueldade animalesca que nos retira a dignidade humana e nos reduz a objetos. Sem um olhar mais atento, nossa sensibilidade só responde ao diferente; onde isso ocorreu, esses fatos talvez não sejam tão espantosos.

Nós também temos torturas, execuções e violações da dignidade a todo o momento, mas será que temos um olhar atento para percebe-las? Temos todos, cada um em sua escala, muito que evoluir ainda neste mundo.

Parafraseando Pepe Mujica: enquanto não fizermos nada a respeito da violência que nos cerca, ainda estamos na pré-história. Pré-história! portanto nada daquele papo de 'fim da história'...

 O único fim da história que acredito é o que pode ocorrer por 'culpa' dessa mesma sanha incontida de uns e passividade do restante que aparece no vídeo, e que em escala global pode levar-nos a desastres ambientais e sociais irreversíveis.

5 comentários:

  1. Não sei se onde isso ocorreu os fatos são menos espantosos como vc coloca. Podem ser mais comuns, mas o espanto certamente está lá, nas vozes silenciosas e no sofrimento aquiescente. Pra sobreviver a humanidade nessa nossa vasta desumanidade, o espanto PRECISA permanecer vivo, temos que acreditar nele!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Mesmos os lobos sao por instintos uns pelos outros.Se alimentam de outras especies por sobrevivencia somente.O homem sendo o ser considerado o mais inteligente entre as especies,matam o proprio homem.Animais estao infinitamente superiores aos homens...em ALMA!!

    ResponderExcluir
  4. Há décadas eu li o livro do filosofo Hobbes, "O Leviatã" mas ainda lembro da ideia, que é leve perto da insensibilidade das imagens nesse video. Quando ele disse, metaforicamente, que "o homem é o lobo do homem", não fazia ideia das atrocidades que estavam por vir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo parcialmente. Hobbes falou deliberadamente da natureza má do homem, pois as maldades do passado variavam em grau, mas foram heranças para as atrocidades de agora. Homem, o lobo do homem, assim foi, assim é, e assim será, enquanto não se tomar nota de que não sobrevive a razão sem o coração, ou Hobbes sem o bom selvagem de que falou rousseau.

      Excluir