quinta-feira, 10 de maio de 2012

""Inteligentíssimo. Mas desonesto."

(Visão literária do escândalo da Operação Monte Carlo e dos questionamentos feitos por alguns parlamentares ao Procurador-Geral da República)

(Local, 'Delegacia de Polícia', com uma balança da justiça de cabeça para baixo, na parede do fundo. Na sala, dois criminosos, com máscaras mas muito bem vestidos. um deles com pinta de delegado, sentado a mesa. O outro em pé ao lado do interrogando, o PGR.)
- Nome?
- Roberto Monteiro Gurgel.
- Profissão?
- Procurador-Geral da República.
- Pois bem cidadão. Recebemos uma denúncia aqui de que o senhor anda investigando...digo, não anda investigando crimes que deveria investigar...
- Eu não entendo... O que está acontecendo aqui?
- O senhor está sendo acusado e deve responder às perguntas. Queremos ouvi-lo...
- Mas vocês não são da polícia, nem do ministério público!
- Isso não vem ao caso. O senhor tem que falar porque não investigou esse caso.
- Mas eu investiguei...os inquéritos e as medidas policiais e judicias foram e estão sendo adotadas... Eu não conheço vocês de algum lugar?
- Não.
- Acho que conheço sim... de um processo talvez... vocês não têm amigos naquele processo...
(safanão)
- Presta atenção que podemos lhe prejudicar muito, a você e a sua família, é melhor não mexer com a gente... O senhor sabe que temos muito interesse nessa investigação. Essa sua postura é muito grave.
- Eu ainda acho que, como Chefe do Ministério Público Federal e como titular desta ação, era eu que deveria estar fazendo as perguntas a respeitos dos crimes cometidos... Mas vocês acusarem o acusador é um absurdo. Um amigo meu, gaúcho, diria que em horas como essas parece que são "os postes estão mijando nos cachorros".
- Discordo. Nós sacamos primeiro e o convocamos antes. Quem mandou demorar...
- Eu estava investigando e processando, como sabem, isso é muito trabalhoso. Vejam por exemplo esse caso do mensalão, são milhares e milhares de documentos...
- Não mude de assunto, nós que o estamos interrogando agora!
- Tenho uma curiosidade: como vocês conseguiram marcar esse interrogatório?
- Mágica! Mas falando sério, não concordas com a gente que é uma ótima estratégia essa de interrogá-lo logo agora que estás avançando no trabalho? Como tem um monte de gente na lama, o público vai achar que você é mais um... e aí nossos amigos escapam.
- De fato, é inteligentíssimo. Mas não é honesto.
(PGR levanta-se. Interrogadores surpresos.)
- Bem... Desculpem-me, mas eu preciso continuar o meu trabalho.
(PGR sai)"

Nenhum comentário:

Postar um comentário