sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Feliz aniversário!

- Pô Zé, feliz aniversário hein!

- Obrigado, meu velho.

- Quantos anos você está fazendo?

- 36.

- Cara, olha só, agora você tem 36 anos...

- Infelizmente não tenho não. Estava lendo Rubem Alves e ele me disse que esses anos aí são os que eu não tenho mais... os que eu tenho são os que não gastei, os que ainda me sobram, mas esses eu não sei quanto são.

- Tá bom, filósofo complicador do c... Você não tem 36, mas guardou 36 anos, pois esses anos que você não tem mais, contém as histórias e tudo o mais que te fez como és. Assim, se não são certos os teus anos futuros, só te restam os passados, ainda que não os tenhas mais...

- Se eu entendi bem, os anos que não tenho, porque já passaram, são os que tenho porque guardei as memórias e os pedaços de mim e dos meus; e os que tenho, para frente, não os tenho porque não é certo que virão, afinal, como já cantou Raulzito 'Um escorregão idiota, num dia de sol, a cabeça no meio-fio...' Coisa que pode acontecer com os homens mais respeitáveis como Evandro Lins e Silva.

- Eu só queria te dar um feliz aniversário...

- Ué, me deste. Se não tenho os anos que passaram nem os que talvez venham, o que eu tenho? Você me ajudou a ver o que realmente tenho: O Presente. 

- E este agora eu o sinto pulsante em minhas mãos, coração e cabeça, ele viceja e escorre, me alegra e me entristece, me entendia e me estressa. 

Ele me dá a saudade, que é a boa forma de guardar os anos que já se foram;

E a esperança, que é a boa forma de viver os anos que talvez não venham.



Nenhum comentário:

Postar um comentário