domingo, 28 de julho de 2013

Manifestações 4: Os vândalos são amigos dos corruptos.

Num país que não está acostumado com a participação popular, de vez em quando se ouve que os políticos são necessários para representar o povo, porque o povo precisa alguém para pensar por ele, porque...

...

porque...

(já sei): porque "vejam o que fazem quando saem na rua. Quanta selvageria e quanta violência!".

Quando vândalos aproveitam as legítimas expressões de democracia, que são as manifestações de rua, para destruir e roubar coisas, eles acabam dando razão, ainda que sem querer, aqueles que querem continuar como os exclusivos "representantes" (donos) da vontade popular e a todos que tiram vantagem de nossa sociedade injusta e poder público que funciona mal.

Dentre os políticos que não prestam (porque existem sim políticos que prestam e muito, porque essa é uma profissão e toda profissão têm bons e maus profissionais) muitos representam, mais do que o povo, a corrupção.

Assim, ainda que sem saber, os vândalos estão dando razão aos corruptos!!! Com seus gestos, ainda que em suas palavras queiram justificar seus erros apontando os dos outros. Estão ambos os lados errados, pois um erro não justifica o outro.

Mas não se impressionem tanto quando a mídia falar em dezenas, centenas ou até MILHÕES de prejuízo, são todos esses valores bem, BEM menores do que os desperdiçados com corrupção e com a incompetência na gestão pública, que, sem erro, somam  BILHÕES e BILHÕES de reais.

Os vândalos são 'pequenos corruptos' que causam "pequenos danos" (dano é dano) comparados com os corruptos e corruptores (não vamos esquecer dos corruptores pessoal!) que são os verdadeiros e 'grandes vândalos'.

Ou seja, os abusos dos vândalos (que devem ser coibidos e terem seus danos ressarcidos aos inocentes) são apenas um capítulo pequeno na história de nossa jovem democracia e no projeto de se construir um novo Brasil, nessa história, quem tem um lugar especial são todos os que não se omitem, seja nos grandes atos das manifestações, seja nas pequenas coisas do dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário