quinta-feira, 17 de junho de 2010

Super-heróis discutem a aplicação do direito

Batman: A lei ajuda os bandidos, nada tem a ver com a justiça, então não me interessa.

He-man: não é assim amigo, a lei é muito importante para a sociedade, uma sociedade que não tem leis perfeitas deve aprimorá-las para que as possa ter um dia. É a lei que dirige o punho e a espada da justiça para a aplicação correta.

Jaspion: como não temos leis universais, tenho lacunas legais constantes em meu trabalho quando enfrento monstros vindos do espaço sideral, aí, sem repositório oficial para considerar, acabamos resolvendo as pendengas com soluções caso a caso.

He-man: isso não é lei, é casuísmo, ainda que vc use o mesmo golpe para matar os monstros, voce deveria dar o exemplo humano superior de pautar-se por regras pré-auto-dispostas, ainda que seus inimigos não as seguissem, como pretendem os brasileiros, ignoram os americanos e fazem os príncipes de contos de fadas.

Batman: nas ruas, não existe isso que voce está falando, só existe a força, uma força maior que derrota uma força menor e que lhe impõe a morte ou outra punição definitiva. Não há tempo de aplicar a lei durante um tiroteio, durante uma perseguição e numa negociata para salvar a vida de alguém. Os advogados são chamados depois para justificar o que teve de ser feito, dando depois, e não na hora necessária, uma chance ao mais fraco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário